O Cineclube Itinerante Rota dos Parques é uma iniciativa audiovisual que contempla exibição itinerante de vídeos documentários e filmes de caráter exclusivamente socioambiental e que visa atender prioritariamente crianças, adolescentes e jovens estudantes, em sua maioria, de escolas localizadas em áreas próximas aos parques e Unidades de Conservação. O Cineclube atende, ainda, comunidades localizadas nestas regiões e de bairros onde há vulnerabilidade social.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Ambiental no 9.394, de 20/12/1996 que, em seu artigo 32, assevera que o ensino fundamental e médio terão por objetivo a formação básica do cidadão mediante: (...) II – a compreensão do ambiente natural e social do sistema político, da tecnologia das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. O projeto também segue os princípios e objetivos contidos na Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambientais fixados pela Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA (regulamentada pelo Decreto no 4.281, de 25.06.2002).
Em sua práxis pedagógica, a Educação Ambiental envolve o entendimento de uma educação cidadã, responsável, crítica, participativa, onde cada sujeito aprende com conhecimentos científicos e com o reconhecimento dos saberes tradicionais. O projeto quer avançar na construção de uma cidadania responsável, estimulando interações entre os alunos e as condições ambientais que atravessa o Estado do Espírito Santo bem como o Brasil.
Um cineclube atende, ainda, aos requisitos da Lei Federal 13.006/2014, que estabelece a exibição obrigatória de filmes de produção nacional para turmas da educação básica (que abrange até o 9o ano do Ensino Fundamental II).
Essa iniciativa está voltada às entidades de ensino e outros espaços de formação cidadã e, viabilizados pela experiência cineclubista, é destinada a satisfazer a carência de novas vivências culturais, adquirindo, dessa forma, seu caráter de relevância social considerável.
A missão do Cineclube é levar conhecimento e levantar debates sociais, ambientais e políticos, auxiliando na formação de um público com visão crítica e ampliada sobre as produções cinematográficas, preferencialmente nacionais.
Viabilizar espaços não comerciais de exibição audiovisual gratuita a todos, estimulando os conhecimentos sobre a cultura cinematográfica, reiterando a importância de um debate e, principalmente, contribuindo significativamente para a formação de indivíduos atentos às questões ambientais mais emergenciais.
Na medida em que oportuniza novos espaços de socialização, o cineclube dá ênfase ao diálogo e a promoção da cultura da visibilidade ambiental, contribuindo para a qualificação de futuros agentes de mudanças e mobilizadores em prol de melhorias para todos.
Planejamento de conteúdo programático conforme a demanda;
Organização do calendário de atividades do Cineclube Rota dos Parques;
Planejamento operacional e de comunicação e marketing;
Realização das exibições de mostras ambientais nas escolas , comunidades e empresas;
Realização de oficina de formação cineclubista para alunos e educadores.
Oficineiros e palestrantes;
Produção artística e curadoria;
Notebook;
Microfones;
Caixa de som amplificada ;
Projetor de imagens cinematográficas;
Tela de projeção com tripé 2,43 m x 1,82 m;
Cenografia.
Criado em março de 2017, o Cineclube Itinerante Rota dos Parques já atendeu mais de 3.000 pessoas, em especial escolas e comunidades localizadas em parques e áreas naturais.
Essa iniciativa está voltada aos espaços de sociabilidade e de formação cultural viabilizados pela experiência cineclubista e também é destinada a satisfazer a carência de exibição de vídeos em espaços escolares e/ou de vivências culturais, adquirindo, dessa forma, uma relevância social considerável.
Em 2020 entendemos ser fundamental disponibilizar nossa curadoria de conteúdo para, também, o ambiente virtual. A partir desta necessidade criamos a Videoteca com indicações de vídeos adequados para o público infanto-juvenil que falem sobre a cultura ambientalista e da sua importância para despertar novas ações ambientais conscientes ou mesmo resgatar valores sociais já adormecidos.
Para melhor acesso de mães/pais/responsáveis e educadores, subdividimos a nossa VIDEOTECA em 5 páginas, a saber: EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL I e ENSINO FUNDAMENTAL II, CINEMA CACHOEIRENSE (com vídeos produzidos por cachoeirenses e/ou feitos na cidade) e CIRCUITO TELA VERDE.
Antes de escolher o vídeo, conheça abaixo os eixos temáticos:
Relação de vídeos que abordam o fantástico mundo presente nas florestas naturais, parques urbanos e ainda trazem a defesa dos biomas do Brasil (em especial a Mata Atlântica presente no Espírito Santo), sua fauna e flora, além da realidade da vida das comunidades que residem próximo à estas áreas preservadas.
Neste eixo temático abordaremos alguns temas transversais como:
Sociedade e Meio Ambiente (Os ciclos da natureza, manejo e conservação ambiental);
Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade).
Relação de vídeos que trazem a importância da água para todo o planeta e um panorama atual dos recursos hídricos. Incluímos conteúdo sobre: lixo nos rios e nos oceanos, a importância das algas e organismos marinhos como fonte essencial de oxigênio, condições atuais de saneamento ambiental e, ainda, higiene pessoal e saúde em tempos de COVID-19.
Neste eixo temático abordaremos alguns temas transversais como:
Sociedade e Meio Ambiente (Os ciclos da natureza, manejo e conservação ambiental);
Saúde (autocuidado, vida coletiva).
Relação de vídeos que abordam as questões ligadas aos efeitos dos vários tipos de poluição na saúde das pessoas e como isso pode ser resolvido de forma individual e também coletiva. Traremos, também, a adoção de técnicas como reuso e da reciclagem como uma solução para minimizar esses problemas ambientais.
Neste eixo temático abordaremos alguns temas transversais como:
Sociedade e Meio Ambiente (Os ciclos da natureza, manejo e conservação ambiental);
Trabalho e Consumo (Meio Ambiente e saúde).
Relação de vídeos que traz a equidade racial e de gênero em prol de uma sociedade mais justa, o consumo consciente para termos hoje e garantir o amanhã e o advento da ciência e tecnologias a serviço de uma vida mais simples e equilibrada, dentro da realidade de um mundo onde há justiça e igualdade.
Neste eixo temático abordaremos alguns temas transversais como:
Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade);
Pluralidade Cultural (o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Cidadania);
Trabalho e Consumo (Meios de Comunicação de Massas e Novas Tecnologias).
Um cineclube é um espaço de democratização audiovisual, sem fins econômicos, que atende ao direito do público de ter acesso à cultura, informação e ao que está sendo produzido no cinema local e mundial.
Além de exibir filmes com apelo e valor artístico e produções independentes que dificilmente chegariam ao público, um cineclube tem ainda as seguintes funções: promover debates, possibilitar a experiência fílmica como ferramenta de educação, estimular o pensamento crítico e viabilizar o intercâmbio entre pessoas que enxergam o cinema como uma arte transformadora.
Definir o público alvo e o local de exibição;
Fazer a curadoria dos filmes e preparar o material para os debates;
Definir um plano de comunicação das ações do cineclube e divulgar nas redes sociais;
Providenciar os equipamentos para as ações do cineclube.
Instalar os equipamentos com antecedência;
Checar fornecimento de energia;
Recepcionar os convidados e participantes;
Fazer a apresentação do cineclube e do eixo temático a ser discutido;
Exibir o (s) filme (s);
Promover o debate.
Gerar o relatório da ação realizada pelo cineclube;
Divulgar os resultados nas redes sociais;
Promover engajamento com o público-alvo;
Arquivar todas os documentos gerados na ação do cineclube, tais como, folder, cartazes, fotos e notícias de veículos de comunicação.